domingo, 6 de janeiro de 2013

Bolinha de Queijo


INGREDIENTES
200 g de queijo parmesão ralado na hora (1 e 2/3 xícara de chá)
60 g de farinha de trigo (2 ½ colheres de sopa)
5 g de fermento em pó (½ colher de chá)
2 claras batidas em neve
75 g de queijo prato cortado em cubinhos (com 1,5 cm de lado)
½ xícara (chá) de farinha de rosca

MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque o queijo parmesão ralado, farinha de trigo, fermento em pó, claras batidas em neve e misture bem até formar uma mistura homogênea. Atenção: Se você usar o parmesão ralado de saquinho, use três claras batidas em neve, no lugar de duas.
Pegue ½ colher (sopa rasa) da massa (10 g), faça uma bolinha na palma das mãos, faça uma cavidade e coloque 1 cubinho de queijo prato. Envolva totalmente o cubinho de queijo com a massa e forme uma bolinha. Faça isso com o restante da massa e cubinhos de queijo.
OBS: A massa da bolinha tem que ter uma camada fininha para derreter o queijo.
Passe as bolinhas na farinha de rosca e frite em óleo não muito quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.
Dicas importantes:
- O óleo tem que estar, no máximo, à temperatura de 160°C. Se o óleo estiver muito quente, as bolinhas de queijo podem explodir!
- Você pode congelar as bolinhas empanadas, mas sem fritar. Na hora de fritar, retire do congelador e frite em óleo não muito quente.
- Se você quiser assar, coloque as bolinhas de queijo no forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos. Não precisa untar a assadeira.

RENDIMENTO
20 porções.

0 comentários: